TryEngineering.org: Discover the creative engineer in you. Accreditation.org: The ultimate resource for engineering, computing and technology accreditation. TryNano.org: Nanotechnology for a wider audience.  
         TryEngineering.org > A vida de um engenheiro > Engenheiro elétrico
Discover the creative engineer in you
Life of an Engineer
Torne-se um engenheiro
A vida de um engenheiro
Conheça engenheiros profissionais
Sociedades de engenharia
Especialidades de engenharia
Química
Civil
De computação
Elétrica
Mecânica
Mais...
Especialidades de tecnologia de engenharia
Química
Civil
De computação
Elétrica
Mecânica
Mais...
Tom Cruz (Engenheiro elétrico)
Engenheiro, IBM Corporation

Tom Cruz
Engenheiro, trabalhando na área de projeto de simulação de chips.


"Você precisa gostar do que faz. Eu acho que isso é mais importante do que o salário."




Depois de dezessete anos na IBM, Tom Cruz sabe que tipo de trabalho ele quer. Ele foi contratado como engenheiro júnior e foi promovido a associado, associado sênior, assessor e agora engenheiro consultor. Embora ele tenha considerado passar a cargos gerenciais em um certo ponto de sua carreira, Cruz diz: "Eu prefiro continuar um técnico; é muito mais divertido." Cruz aprecia a criatividade da engenharia. "Você está sempre criando algo que não existia até então... você está criando algum tipo de nova função ou um novo programa ou script." A gerência simplesmente não se compara a isso. Na gerência "você está lidando com um monte de problemas pessoais e eu prefiro estar mexendo em algo." Além disso, ser gerente "significa reuniões", algo que não serve para todos os temperamentos. "Algumas reuniões são necessárias, mas às vezes você só fica repassando os mesmos dados. Às vezes você coleta os dados e os apresenta hierarquia acima." Cruz explica que, em funções técnicas, "eu não tenho esse problema, porque nós não temos realmente tantas reuniões". Normalmente, "uma reunião de andamento uma vez por semana" e comunicação aberta entre os membros de uma equipe é o necessário para que o trabalho seja feito.

Cruz já está na IBM há tempo suficiente para ter visto mudanças significativas ocorrerem. Ele viu a ascensão do microcomputador. Também passou por três rodadas de redução de pessoal em uma empresa que tinha a reputação de manter seus empregados. "Eu tive sorte. Eu não fui um dos 'downsized'. Senti-me bem por isso, mas então me senti mal pelas outras pessoas. Isso foi ruim para o moral. Você via um monte de gente com cara fechada. Tanto aqueles sendo demitidos quanto os que não foram". E o que faz o Cruz ir em frente? O trabalho em si. "Você precisa gostar do que faz. Eu acho que é mais importante do que o salário. O salário faz diferença... mas a criatividade também é importante."

Os perfis dos engenheiros são considerados idéias pontuais da carreira de cada indivíduo.


(Os perfis dos engenheiros do TryEngineering são fornecidos pelo
Sloan Career Cornerstone Center.)


home about contact us links sitemap disclaimer