TryEngineering.org: Discover the creative engineer in you. Accreditation.org: The ultimate resource for engineering, computing and technology accreditation. TryNano.org: Nanotechnology for a wider audience.  
         TryEngineering.org > A vida de um engenheiro > Engenharia Elétrica, África do Sul
Discover the creative engineer in you
Life of an Engineer
Torne-se um engenheiro
A vida de um engenheiro
Conheça engenheiros profissionais
Sociedades de engenharia
Especialidades de engenharia
Química
Civil
De computação
Elétrica
Mecânica
Mais...
Especialidades de tecnologia de engenharia
Química
Civil
De computação
Elétrica
Mecânica
Mais...
Rina Mostert (Engenharia Elétrica, África do Sul)
Estudante, Universidade de Pretória (Tukkies),

Rina Mostert
Estudante de Engenharia Eletrônica
Universidade de Pretória (Tukkies), África do Sul


Trabalhe duro - jogue duro - faça tudo dando o melhor de si e não aceite um não como resposta!





P: Quando você descobriu que queria ser uma engenheira?
Mostert: Eu soube que queria ser uma engenheira na décima série, quando fiz eletrônica técnica. A matéria era divertida, interessante e me motivou a me sobressair no assunto.

P: Como é sua experiência universitária em termos do tempo que você precisa estudar por dia?
Mostert: Normalmente assistir às aulas ocupa a maior parte do seu tempo, você tem até 7 horas de aulas por dia (mas felizmente isso diminui para 4 a 5 horas no 3º e 4º anos). Eu conseguia estudar cerca de 2 horas por dia além de assistir às aulas. Mas eu dava um jeito de sempre terminar meus estudos durante a semana, para poder ter algum tempo para relaxar nos finais de semana.

P: Você está tendo também experiências de trabalho enquanto é estudante? Estágios, programas de cooperação ou qualquer outro emprego que teve enquanto estava na escola?
Mostert: Normalmente eu trabalho como estudante em firmas de engenharia nos períodos de férias (junho e dezembro). Isso dá uma boa idéia do que esperar quando você se forma e ajuda a conseguir algum dinheiro para gastar quando as aulas começam.

P: Como você se preparou para a experiência universitária?
Mostert: Eu tinha uma boa base em matemática e eletrônica técnica. Eu também participei da semana de engenharia da Tukkies, para conseguir mais informações sobre o que eu deveria esperar ao fazer o curso.

P: Você teve/tem um mentor que ajudou a orientá-la até aqui? Se sim, descreva o impacto dessa pessoa em sua educação e planos de carreira.
Mostert: Infelizmente eu não tive um mentor dedicado a mim, mas preenchi minha vida com pessoas que são modelos para mim. Esses modelos me ajudaram motivando-me a trabalhar mais duro e mantendo uma atitude positiva. Eu não teria conseguido chegar onde estou sem esses modelos.

P: Há uma área de especialidade em que você se concentrou na engenharia? Se sim, qual é, e como você optou por essa especialidade? Além disso, em que ponto de sua experiência universitária você decidiu?
Mostert: Eu gostaria de realizar minha pós-graduação em eletromagnetismo, depois de fazer meu projeto final na área.

P: É difícil conciliar seus estudos de engenharia com outras atividades, como lazer, viagens, diversão?
Mostert: Sim e não! Você tem de garantir que está priorizando tudo, às vezes isso significa estudar (exames, provas), mas ainda é possível ter uma vida estudantil ativa! Eu tenho!

P: Você estuda mais em equipe ou sozinha? Você tem alguma preferência quanto a isto?
Mostert: Eu prefiro me preparar para provas e exames em equipe (comparar anotações de aulas, discutir possíveis perguntas e respostas), mas o estudo em si eu prefiro fazer sozinha.

P: Qual é a coisa mais difícil que você descobriu sobre sua experiência universitária, estudando em um curso de engenharia?
Mostert: Eu descobri que a coisa mais difícil é se manter com uma atitude positiva e motivada. Às vezes a carga de trabalho pode ser muito exigente e os resultados das provas não serem bons. Nessas horas, o melhor é se manter motivada e se lembrar que o que você planta (trabalho/atitude) é o que você colherá.

P: Qual é o aspecto mais gratificante de fazer um curso de engenharia?
Mostert: Saber que no final do dia eu me esforcei para chegar onde estou e que estou seguindo uma carreira que eu adoro.

P: Você acha que continuará a estudar engenharia ou pensa em mudar para outra área? Por quê?
Mostert: Eu gostaria de continuar estudando engenharia, mas também gostaria de ampliar minha educação em uma área gerencial.

P: Você tem alguma idéia de que tipo de indústria gostaria de atuar ou de trabalho que você gostaria de fazer quando se formar? Se sim, como decidiu por essa indústria ou campo?
Mostert: Eu tive a felicidade de ganhar uma bolsa de estudos e trabalharei para meu patrocinador após receber o diploma.

P: Você acha que fará outros cursos depois de concluir este que está fazendo? Por que ou por que não?
Mostert: Sim, eu gostaria de fazer uma pós-graduação em administração. Eu acho que ter uma forte base de engenharia somada a habilidades gerenciais pode levar uma pessoa muito longe. (se você quiser seguir carreira gerencial :) )

P: Você acha que a escola vai prepará-la para como as coisas são feitas no mundo real?
Mostert: De certa forma sim. No mundo real você também tem prazos, pressão do trabalho, etc., da mesma maneira que na escola. Será mais intenso do que na escola, mas com sorte cresceremos como pessoas capazes de lidar com o desconhecido.

P: Como você decidiu qual 'FET college' cursar?
Mostert: Eu tive a grande felicidade de existir um bom 'FET college' perto de casa.

P: Como você decidiu qual universidade cursar?
Mostert: Eu verifiquei as disciplinas oferecidas, o clima (acadêmico/vida estudantil, etc.) da instituição, a localização geográfica do campus (bem como o efeito disso - custo de moradia, distância dos meus entes queridos, etc.). Também é útil ter uma estimativa 'por cima' do custo do curso, já que isso varia muito de uma instituição para outra.

P: Para quantas faculdades de engenharia você se inscreveu? Em quantas você foi aceita?
Mostert: Eu só me inscrevi para a Tukkies e fui aceita imediatamente.

P: Você tinha uma primeira opção? Você foi aceita nessa primeira opção?
Mostert: Na Universidade de Pretória você pode escolher 3 opções quando se inscreve para a universidade. O departamento de sua primeira escolha então vai avaliá-lo (basicamente em função do seu 'M-score') e, caso preencha todas as suas exigências, você será aceito para cursar sua primeira opção. Caso não atenda aos requisitos, será avaliado pelo departamento da sua segunda opção, etc. Eu realmente queria me tornar uma engenheira, assim eu preenchi apenas minha primeira opção e fui aceita.

P: O que os estudantes de nível pré-universitário deveriam fazer para se preparar para desempenhar as tarefas que os estudantes de engenharia realizam?
Mostert: Preparar-se mentalmente, criar uma meta para si próprio para os próximos 1/3/5/10 anos, cercar-se de pessoas positivas, que vão motivá-lo, e aproveitar a liberdade que você tem como indivíduo em crescimento.

P: Que outros conselhos você daria para os estudantes de nível pré-universitário?
Mostert: Trabalhe duro - jogue duro - faça tudo dando o melhor de si e não aceite um não como resposta!

Os perfis dos engenheiros são considerados idéias pontuais da carreira de cada indivíduo.


(Os perfis dos engenheiros do TryEngineering são fornecidos pelo
Sloan Career Cornerstone Center.)


home about contact us links sitemap disclaimer