TryEngineering.org: Discover the creative engineer in you. Accreditation.org: The ultimate resource for engineering, computing and technology accreditation. TryNano.org: Nanotechnology for a wider audience.  
         TryEngineering.org > A vida de um engenheiro > Engenharia Elétrica, Estados Unidos
Discover the creative engineer in you
Life of an Engineer
Torne-se um engenheiro
A vida de um engenheiro
Conheça engenheiros profissionais
Sociedades de engenharia
Especialidades de engenharia
Química
Civil
De computação
Elétrica
Mecânica
Mais...
Especialidades de tecnologia de engenharia
Química
Civil
De computação
Elétrica
Mecânica
Mais...
Aravinda Paranagama (Engenharia Elétrica, Estados Unidos)
Estudante de engenharia, California State University Northridge

Aravinda Paranagama
Formando, Bacharelado em Engenharia Elétrica, California State University, Northridge


"Seja autodisciplinado e empenhado".




P: Quando você descobriu que queria ser um engenheiro?
Paranagama: Desde que era pequeno eu gostava de desmontar coisas (e não necessariamente montá-las de novo depois...!). Eu tinha muita curiosidade sobre o funcionamento de todas as coisas, não apenas aparelhos eletrônicos. Na verdade, foi durante o ensino médio que eu definitivamente decidi que faria engenharia elétrica, depois de muita pesquisa. Mas antes disso eu analisei outras possibilidades de carreiras. Uma daquelas de que eu realmente gostei foi astrofísica.

P: Como é sua experiência de faculdade em termos do tempo que você precisa estudar por dia?
Paranagama: Basicamente, eu sinto que não faço nada além de estudar! As aulas me mantêm muito ocupado durante o semestre. Talvez seja porque eu trabalho. Eu pego uma carga típica de cerca de 15 unidades por semestre.

P: Você está tendo também experiências de trabalho enquanto é estudante? Estágios, programas de cooperação ou qualquer outro emprego enquanto está fazendo o curso?
Paranagama: Sim. Eu estou inscrito no programa Honors Coop, atualmente trabalhando na Vitesse Semiconductor Corporation. Eu também trabalhei como tutor de inglês e matemática por muitos anos, na CSUN e no 'community college' onde estudei antes.

P: Como você se preparou para a experiência de cursar uma faculdade?
Paranagama: Eu não me preparei muito para a faculdade 'per se'. Eu sou do Sri Lanka. Lá o ensino médio é puxado o suficiente para que tenhamos a preparação necessária como padrão.

P: Você teve/tem um mentor que ajudou a orientá-lo até aqui? Se sim, descreva o impacto dessa pessoa em sua educação e planos de carreira.
Paranagama: Não. Eu sou meu único mentor, o que é bastante difícil às vezes.

P: Há uma área de especialidade em que você se concentrou na engenharia? Se sim, qual é, e como você optou por essa especialidade? Além disso, em que ponto de sua experiência de faculdade você decidiu?
Paranagama: Sim, eu estou planejando em me especializar em telecomunicações, dentro da engenharia elétrica. Nós devemos escolher uma área de concentração (ênfase) no terceiro ano do curso. E meus interesses são complicados... parece que eu gosto de tudo... mas eu sou um tecnófilo e tudo, de telefones celulares a submarinos e satélites, me fascinam. Por isso escolhi telecomunicações, que mais ou menos abrange tudo isso.

P: É difícil conciliar seus estudos de engenharia com outras atividades, como lazer, viagens, diversão?
Paranagama: Sim, muito. Eu perdi contato com muitas das coisas usuais.

P: Você estuda mais em equipe ou sozinho? Você tem alguma preferência quanto a isto?
Paranagama: Em equipe. Eu realmente prefiro estudar em equipe. É mais animado.

P: Qual é a coisa mais difícil que você descobriu sobre sua experiência de faculdade, estudando em um curso de engenharia?
Paranagama: O aspecto financeiro. Os custos são um grande problema, especialmente porque eu sou uma das vítimas do tsunami de 2004. Além disso, como sou um estudante estrangeiro, bolsas e auxílios financeiros são praticamente inexistentes para mim, o que deixa como única opção fazer empréstimos.

P: Qual é o aspecto mais gratificante de fazer um curso de engenharia?
Paranagama: O conhecimento e a experiência adquiridos. Quanto mais eu aprendo, mais satisfeito e completo eu me sinto todos os dias.

P: Você acha que continuará a estudar engenharia ou pensa em mudar para outra área? Por quê?
Paranagama: Eu acho que continuarei a estudar engenharia. Talvez depois de concluir um mestrado na área eu pense em fazer um MBA.

P: Você tem alguma idéia de que tipo de indústria gostaria de atuar ou de trabalho que você gostaria de fazer quando se formar? Se sim, como decidiu por essa indústria ou campo?
Paranagama: Eu sou muito fascinado por tudo relacionado a telecomunicações, por isso estou planejando em trabalhar nessa área. A empresa em que eu trabalho atualmente é especializada em semicondutores de alto desempenho.

P: Você acha que fará outros cursos depois de concluir este que está fazendo? Por que ou por que não?
Paranagama: Eu penso em fazer um MBA, mas não imediatamente após me formar no curso atual. Talvez depois de vários anos de trabalho eu tente voltar à escola.

P: Você acha que a escola vai prepará-lo para como as coisas são feitas no mundo real?
Paranagama: Hummm... a escola estabelece as bases teóricas. É a experiência de trabalho durante a escola que realmente o prepara para o mundo real.

P: Como você decidiu qual faculdade/universidade cursar?
Paranagama: Como sou um estudante estrangeiro, eu escolhi escolas próximas de onde alguns dos meus parentes moram. E o custo também foi um fator importante.

P: O que os estudantes de nível médio deveriam fazer para se preparar para desempenhar as tarefas que os estudantes de engenharia realizam?
Paranagama: Eu acho que a carga de trabalho de uma faculdade é bem maior do que aquela típica do ensino médio. Eu sugeriria inscrever-se em algum programa de créditos ou fazer alguns cursos avançados. Eles realmente o preparam e podem lhe permitir fazer equivalência de várias disciplinas na faculdade.

Os perfis dos engenheiros são considerados idéias pontuais da carreira de cada indivíduo.


(Os perfis dos engenheiros do TryEngineering são fornecidos pelo
Sloan Career Cornerstone Center.)


home about contact us links sitemap disclaimer