TryEngineering.org: Discover the creative engineer in you. Accreditation.org: The ultimate resource for engineering, computing and technology accreditation. TryNano.org: Nanotechnology for a wider audience.  
         TryEngineering.org > A vida de um engenheiro > Engenharia Mecânica, Estados Unidos
Discover the creative engineer in you
Life of an Engineer
Torne-se um engenheiro
A vida de um engenheiro
Conheça engenheiros profissionais
Sociedades de engenharia
Especialidades de engenharia
Química
Civil
De computação
Elétrica
Mecânica
Mais...
Especialidades de tecnologia de engenharia
Química
Civil
De computação
Elétrica
Mecânica
Mais...
Jessica Ewing (Engenharia Mecânica, Estados Unidos)
Estudante de engenharia, California State University Northridge

Jessica Ewing
Formanda, Bacharelado em Engenharia Mecânica (ênfase: ambiental),
California State University, Northridge


"Esteja preparado para estudar muito. Fazer cursos avançados de matemática e ciências pode ajudar."




P: Quando você descobriu que queria ser uma engenheira?
Ewing: Eu descobri que queria ser engenheira quando estava no ensino médio. Eu sempre tive interesse em uma carreira que beneficiasse o ambiente. Eu também era muito boa em matemática e ciências. Eu pensei que me tornar uma engenheira me daria uma oportunidade de combinar meu amor por matemática e ciências e a possibilidade de criar projetos amigáveis ao meio ambiente.

P: Como é sua experiência de faculdade em termos do tempo que você precisa estudar por dia? Ewing: Cursos de engenharia exigem MUITO estudo. Eu gastava cerca de 2 a 3 horas por dia estudando.

P: Você está tendo também experiências de trabalho enquanto é estudante? Estágios, programas de cooperação ou qualquer outro emprego enquanto está fazendo o curso?
Ewing: Eu fiz um estágio no meu segundo ano, em uma empresa de serviços públicos. Agora, já estou nela há quatro anos. Fazer um estágio ajuda a ver em primeira mão o que você está aprendendo na escola. Também reforça os conceitos fundamentais e pode ajudá-lo a entender matérias futuras, mesmo antes de você cursá-las.

P: Como você se preparou para a experiência de cursar uma faculdade?
Ewing: Eu me preparei para a faculdade fazendo o máximo de cursos avançados que eu podia. Para engenharia, é especialmente útil fazer cursos de cálculo, física, química e alguma ciência da computação.

P: Você teve/tem um mentor que ajudou a orientá-la até aqui? Se sim, descreva o impacto dessa pessoa em sua educação e planos de carreira.
Ewing: Na verdade, não. No entanto, isso teria sem dúvida ajudado a facilitar as coisas.

P: Há uma área de especialidade em que você se concentrou na engenharia? Se sim, qual é, e como você optou por essa especialidade? Além disso, em que ponto de sua experiência de faculdade você decidiu?
Ewing: Eu me concentrei em engenharia mecânica com ênfase em ambiental. Eu tomei esta decisão após meu primeiro ano. Eu acho que a engenharia mecânica é um campo mais amplo do que a civil ou elétrica. Ela lhe dá uma visão melhor de todas as disciplinas da engenharia, uma coisa de que você realmente precisa quando projeta qualquer tipo de máquina ou mecanismo. Essa visão mais ampla foi o que me atraiu para a engenharia mecânica.

P: É difícil conciliar seus estudos de engenharia com outras atividades, como lazer, viagens, diversão?
Ewing: Fazer um curso de engenharia não é fácil. Você precisa sacrificar muito tempo e energia para seus projetos de aula e seu dever de casa. No entanto, quando trabalha em equipe, você descobre que faz amizades, e às vezes o trabalho acaba não tendo mais a sensação de trabalho.

P: Você estuda mais em equipe ou sozinha? Você tem alguma preferência quanto a isto?
Ewing: Ambos. Acho mais útil estudar primeiro sozinha e depois em equipe, para poder tirar qualquer dúvida que tenha.

P: Qual é a coisa mais difícil que você descobriu sobre sua experiência de faculdade, estudando em um curso de engenharia?
Ewing: A coisa mais difícil é descobrir que suas idéias nem sempre funcionam. Você pode ter uma tremenda idéia para um projeto, mas ele acabar sendo mais complicado do que você imaginava. Daí você precisa trabalhar muito mais para fazê-lo e, no final, ele pode nem sequer funcionar!

P: Qual é o aspecto mais gratificante de fazer um curso de engenharia?
Ewing: O aspecto mais gratificante de fazer um curso de engenharia é saber que você terá as habilidades e os conhecimentos para contribuir para inovações que podem ajudar ou influenciar diretamente a sociedade.

P: Você acha que continuará a estudar engenharia ou pensa em mudar para outra área? Por quê?
Ewing: Eu acho que continuarei a estudar engenharia, porque a tecnologia está sempre evoluindo e você precisa se manter atualizada para chegar sempre a designs melhores.

P: Você tem alguma idéia de que tipo de indústria gostaria de atuar ou de trabalho que você gostaria de fazer quando se formar? Se sim, como decidiu por essa indústria ou campo?
Ewing: Eu sempre quis ir para a área ambiental. Como formanda, eu já tenho em vista um emprego nessa área. Eu soube sobre o emprego através da minha universidade.

Os perfis dos engenheiros são considerados idéias pontuais da carreira de cada indivíduo.


(Os perfis dos engenheiros do TryEngineering são fornecidos pelo
Sloan Career Cornerstone Center.)


home about contact us links sitemap disclaimer